dezembro 2, 2020

5 Ações para deixar a cozinha dos seus clientes mais sustentável

A sustentabilidade é uma pauta que está em alta na indústria da alimentação. Não só pela procura cada vez maior do consumidor por lugares que se importam com o meio ambiente, mas também com o aumento da rigidez da legislação em relação ao tema.

A sustentabilidade está ligada em todas etapas do preparo ou fabricação dos alimentos. Sempre existe uma escolha mais limpa e verde para o meio ambiente quando se inicia um projeto.

Nosso blog listou algumas ações para você começar a aplicar no negócio dos seus clientes hoje mesmo.

5 Ações para uma cozinha mais sustentável

– O uso de plástico descartável está sendo erradico, seja por legislação, ou boa vontade dos empresários, em quase todo o planeta. Nos dias de hoje existem inúmeras opções para você substituir plásticos de um uso. E se observarmos, e eles estão por todos os lugares de um estabelecimento, e não apenas aonde os clientes podem ver.

– Comprar localmente seus insumos é uma das maiores ações que você pode fazer para a saúde do planeta e de seus clientes. Além de você ajudar a economia da sua região, evita frete e qualquer logística mais complexa que consome combustíveis fósseis. Outra vantagem de comprar localmente é conhecer aonde seus produtos são produzidos e conhecer melhor os insumos, e quem é responsável para que cheguem até o restaurante.

– Se seu cliente serve frutos do mar, a atenção deve ser redobrada. A pesca predatória é uma das maiores vilãs da biodiversidade do mundo. Tenha certeza que seu pescado vem de uma fonte sustentável, e volte a dica acima; caso o estabelecimento seja na praia, procure os pescadores locais.

– O uso da água e energia é outro fator extremamente importante para a sustentabilidade. Ambientes claros e janelas grandes economizam luz naturalmente, mas você também pode instalar temporizadores em toda iluminação do restaurante.

Dias com temperaturas amenas não necessitam do ar condicionado, abra as janelas, e deixe o ar entrar.

A melhor opção para economizar água é a instalação de vasos sanitários e pias de baixo fluxo em todos os banheiros.

– Harmonize o menu do restaurante de acordo com os insumos da estação. Além de abundantes em sua melhor época, fazendo os preços caírem, você sempre terá garantia de produtos frescos e saborosos. Este é um ótimo gancho para qualquer campanha de marketing.

Gostaram das dicas? Quem tiver mais ideias pode comentar abaixo.