setembro 11, 2020

Programa Codex Alimentarius

Você conhece o Programa Codex Alimentarius?

O Codex Alimentarius é uma coletânea de padrões reconhecida internacionalmente. Inclui códigos de conduta e orientações sempre relativo a alimentos, produção de alimentos e segurança alimentar.

Desenvolvido nos anos 60, a coletânea de padrões foi inspirada no Codex Alimentarius Austriacus, um guia estabelecido pelo Império Austro-Húngaro em 1891.

Codex Alimentarius

O Codex Alimentarius tem suas diretrizes estabelecidas por uma comissão formada em 1963. A Codex Alimentarius Comission é um trabalho em conjunto das Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Organização das Nações Unidas e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Codex Alimentarius também é reconhecido pela Organização Mundial do Comércio, suas diretrizes são usadas como referência internacional em qualquer disputa que envolva direito dos consumidores ou segurança alimentar.

Com a globalização, e o aumento de exportação e importação em massa de alimentos, surgiu a necessidade de uma padronização para melhor segurança e controle de qualidade no comércio entre os países.

O Codex também tem seu papel na saúde, ensinando boas práticas em locais com informações escassas, sendo que ele é publicado nas línguas árabe, chinesa, inglesa, francesa e espanhola. Isso garante um ambiente mais seguro nas cozinhas e quaisquer outros lugares de manipulação de alimento no mundo todo.

Área de Abrangência

A coletânea de diretrizes é extremamente abrangente. O Codex Alimentarius diz respeito a todos alimentos: processados, semi-processados ou in natura.

O foco principal do código são as comidas apresentadas diretamente ao consumidor. O código também fala de rotulagem, higiene, aditivos e resíduos de pesticidas.

As normas se atualizam, um exemplo é a avaliação da segurança de alimentos derivados da biotecnologia moderna.

Codex Alimentarius no Brasil e no Mundo

O Codex Alimentarius não é obrigatório, os países aderem por livre e espontânea vontade. A aplicação do Codex resulta em fronteiras mais abertas e mais facilidade na hora de comprar e vender alimentos internacionalmente.

Hoje em dia são 188 países membros do Codex, abrigando a maior parte da população mundial.

O Brasil é membro desde 1970, e tem papel decisivo no Comitê. Seja representando nosso continente ou revisando e aplicando novas diretrizes.

Fiquem ligadas no nosso Blog que vamos abordar de forma mais minuciosa o Codex Alimentarius!