agosto 28, 2020

Portaria CVS 5 pode auxiliar no armazenamento de produtos

Está meio perdida na hora de estabelecer diretrizes para o armazenamento e manutenção dos alimentos do seu cliente?

Mesmo que seu estado não tenha uma legislação específica, você pode usar a “Portaria CVS 5”, do estado de São Paulo. Esta portaria vai ajudar a você guiar as ações dos colaboradores e garantir a segurança dos alimentos armazenados no estabelecimento.

O Blog da QualiMab fez um pequeno resumo didático dos pontos que podem ser úteis para todas nutricionistas.

Diretrizes de Armazenamento e Manutenção – Portaria CVS 5

– A recepção de matérias-primas, ingredientes, embalagens, alimentos industrializados ou prontos para consumo, deve ocorrer em área exclusiva para este fim, protegida de chuva, sol, poeira e livre de materiais ou equipamentos inservíveis.

– Todas embalem que vão receber os alimentos devem estar higienizadas e já com o rótulo próprio. As embalagens e rótulos dos alimentos industrializados também devem ser conferidas com afinco.

– Assim que o estabelecimento recebe matérias primas, devem ser feitos testes quantitativos, qualitativos e sensoriais. Um colaborador responsável deve observar: cor, gosto, odor, aroma, aparência, textura, consistência e sabor. Todos os índices devem estar de acordo com padrões de qualidade pré-definidos.

– Os alimentos que não passarem no teste, mesmo os que serão devolvidos para o fabricante, devem ser devem ser identificados, colocados em local apropriado, sempre fora da área de produção.

– Assim que o estabelecimento receber matéria prima que necessita de cuidados especiais, um responsável deve conferir e registrar as temperaturas dos mesmos, Veja as temperaturas indicadas pela portaria:

Alimentos Congelados

Todos alimentos congelados necessitam da temperatura -12 °C (doze graus Celsius negativos) ou menor, caso haja uma recomendação do fabricante.

Alimentos Resfriados

Pescados: 2 a 3 °C (dois a três graus Celsius) ou conforme a recomendação do estabelecimento produtor.

Carnes: 4 a 7 °C (quatro a sete graus Celsius) ou conforme recomendação do frigorífico produtor.

Demais Alimentos: 4 a 10 °C (quatro a dez graus Celsius) ou conforme recomendação do fabricante.

– Na hora do armazenamento, as recomendações dos fabricantes devem ser obedecidas à risca. Caso as diretrizes não estejam claras no rótulo ou em outro informativo, utilize da tabela abaixo para manter seus produtos seguros por muito tempo.

Produtos Congelados

Produtos Resfriados