Um Manual de Boas Práticas bem elaborado e coeso sempre foi uma peça chave para garantir a segurança e o sucesso do seu cliente. Nos dias de hoje, com o aumento de leis e restrições sanitárias, sua importância redobrou.
A Qualimab vai dar algumas dicas para facilitar esse trabalho, que sempre deve ser feito de forma séria, sistemática e meticulosa.
O Que é Um Manual de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos
É um documento que deve descrever as operações realizadas pelo estabelecimento. Este trabalho completo, pela legislação, deve ter no MÍNIMO os seguintes requisitos higiênico-sanitários dos edifícios:
– Manutenção e Higienização das Instalações
– Manutenção e Higienização dos equipamentos e utensílios
– Controle de qualidade da água do abastecimento
– Controle integrado de vetores e pragas urbanas
– Capacitação Profissional dos Colaboradores
– Controle de Higiene e Saúde dos Manipuladores
– Controle e Qualidade do Alimento Preparado
Agora que você já viu os itens principais do manual, que tal ver como é a melhor forma de aplicar para todos os colaboradores do seu cliente?
O POP (Procedimento Operacional Padrão)
O POP é a conexão entre seu manual é o que vai ser feito no dia a dia no estabelecimento do seu cliente por ele e seus colaboradores. Por isso deve ser didático, de fácil entendimento, para que todas as práticas estabelecidas no manual sejam aplicadas com exatidão.
O POP é um documento obrigatório para o funcionamento de qualquer estabelecimento com manipulação de alimentos. Esta exigência da Vigilância Sanitária é citada na RDC 216 e na RDC 275.
O POP tem a obrigação de dar instruções sequenciais para a realização de tarefas que no dia a dia. Todas ações rotineiras com manipulação devem seguir os parâmetros do Manual.
É importante que a consultora estude com afinco as legislações, e sempre se mantenha antenada com as mudanças, principalmente na fase delicada que passamos no momento.
Benéficos de um POP didático
Um POP bem aplicado pode garantir diversos benefícios para seu cliente que vão além da segurança alimentar. A padronização das ações dentro do estabelecimento pode fazer ele economizar recursos em todas as etapas do preparo. Outra vantagem é o controle de qualidade em estabelecimentos com grande rotatividade de horários e funcionários. O POP garante que cada atividade seja realizada sempre da mesma forma, independente do turno, ou do manipulador que esteja executando a função.
A consultora deve acompanhar a aplicação dos processos, para ver se os funcionários entenderam todas as diretrizes e as estão colocando em prática de forma correta. Pequenos detalhes podem causar grandes erros em uma operação de alimentos.
O POP deve estar com acesso fácil para todos colaboradores do estabelecimento. Se possível, com lembranças visuais espalhadas pelo negócio. Todos devem consultar o manual de forma fácil, caso haja alguma dúvida!