Um passo importante na hora de fazer uma assessoria meticulosa a qualquer restaurante é otimizar o manejo dos resíduos.
Esta etapa, muitas vezes deixada de lado, é um item essencial para garantir a segurança de qualquer estabelecimento, e também ficar dentro da lei, pois diversos municípios exigem normas estritas para sua lixeira.
Vamos abordar alguns pontos básicos na hora de projetar como serão as lixeiras, e o descarte dos resíduos dos seus clientes!
Dicas no Manejo de Resíduos
– Os lixos devem ser de tamanhos compatíveis com o volume de lixo produzido.
– Mesmo que os receptores de resíduos sejam grandes, devem ser esvaziados constantemente.
– O lixo deve ser armazenado em local fechado e isolado da área de preparação e armazenamento dos alimentos, de forma a evitar focos de contaminação e atração de vetores e pragas urbanas.
– Todos lixos deves ser dotados de pedais, ou outros sistema sem contato manual. E o pedal deve ser usado em todas situações.
– O número de receptores também deve ser adequado de acordo com o tamanho do estabelecimento, e as diversas áreas que produzem resíduos.
– Os coletores devem estar em boas condições de uso, e serem trocados quando apresentarem rachaduras ou desgaste com o tempo.
– Outro fator importante é que os lixeiros dever ser de fácil transporte. Garantindo a segurança do estabelecimento e evitando vazamento de dejetos no manuseio.
– Os receptores devem ser limpos diariamente com o material especifico, o mesmo se aplica para os produtos de higienização.
– A separação de lixo é uma escolha responsável nas localidades aonde não é exigida por lei, e obviamente, obrigatória, nas demais.
– Tenha receptores de cores diferentes para poder separar o lixo orgânico.