Cuidados com seu Consultório de Nutrição durante a Covid-19
Vivemos um momento crítico da pandemia da COVID-19. A recomendação para nutricionistas é o atendimento não presencial neste momento.
A prática foi autorizada pelo Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) em caráter excepcional do momento atual. A autorização veio através da nova Resolução CFN nº 646, de 18 de março de 2020.
No entanto, alguns estados e municípios autorizaram as consultas presenciais. As regras diferem por localidade, mas nosso Blog vai dar algumas dicas para seu atendimento ficar o mais seguro possível.
Cuidados com seu Consultório de Nutrição durante a Covid-19
– Qualquer paciente com sintomas da Covid-19 deve buscar apenas atendimento não presencial.
– Sempre disponha de um termômetro para medir a temperatura dos pacientes e acompanhantes que chegam no consultório. Pacientes ou acompanhantes que apresentarem a temperatura acima de 37,8 oC; devem retornar para seus lares e buscar atendimento não presencial.
– O paciente com suspeita de COVID-19 deve ser orientado a fazer isolamento domiciliar imediatamente e a procurar serviço de saúde somente em caso de agravamento dos sintomas.
– Todos seus colaboradores, e outros profissionais de saúde da clínica devem ter sua temperatura medida diariamente. Qualquer sintoma da Covid-19 pelos funcionários resultará na quarentena automática dos mesmos, e uma recomendação de testes por toda equipe.
– Evitar aglomeração de pacientes e acompanhantes na sala de espera. As consultas devem ser marcadas com no mínimo uma hora de intervalo para higienização completa.
– Evite grupos diferentes de pessoas no seu consultório. Caso seja inevitável, elas devem manter distância de pelo menos 1 metro.
– Os nutricionistas, assim como outros profissionais no consultório, devem estar imunizados a Influenza. A vacina não apresenta eficácia contra o COVID-19, porém é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para o COVID19.
– A higienização da mão dos profissionais deve ser feita com a lavagem intensa, usando água e sabão. Também com fricção com Álcool em gel a 70% se não estiverem com sujeira visível. Os profissionais devem lavar as mãos antes e depois da retirada das luvas, e secar as mãos com papel toalha.
– Os profissionais devem proteger as membranas como mucosas de olhos, nariz e boca durante os atendimentos. Os equipamentos indicados são luvas, óculos e/ou proteção facial com máscaras e também viseiras. Tudo depende do tipo de consulta ou atendimento realizado pela nutricionista ou outro profissional de saúde.
– Protetor ocular ou protetor facial devem cobrir a frente e as laterais do rosto, ser de uso exclusivo para cada profissional, jamais dividido. Após o uso, deve ser limpo e desinfetado com álcool 70% ou outro desinfetante padronizado pelo serviço de saúde para essa finalidade.
– Tudo que for utilizado no atendimento deverá ser limpo, desinfetado e/ou esterilizado para o atendimento de outro paciente.
-Jamais repita seu uniforme de trabalho, isso vale para todos os colaboradores. Ele deve ser lavado diariamente nesta época de pandemia.