março 4, 2020

5 dicas para organizar uma Ficha Técnica de Preparo

5 dicas para organizar uma Ficha Técnica de Preparo

Uma nutricionista que sabe redigir uma Ficha Técnica de Preparo com eficiência e exatidão, está alguns passos à frente no mercado. Você vai otimizar todo o processo dos seus clientes, prestando uma consultoria que vai começar a economizar dinheiro e recursos, no dia que for aplicada.

O nosso curso “Ficha Técnica de Preparo: vamos descomplicar?” é a melhor maneira de você dominar essa prática. Você vai aprender com didática e facilidade essa área, as Fichas de Preparo não serão mais um bicho de sete cabeças.

Hoje no post vamos dar algumas dicas para facilitar sua vida na hora de prepara sua ficha! Quem quiser conferir todos nossos cursos, clique AQUI.

Dicas para organizar uma Ficha Técnica de Preparo

– Nossa primeira dica é que você precisa de uma lista com todos ingredientes do estabelecimento. Organize essa lista de forma decrescente. Comece pelas maiores quantidades de insumos, e termine com as menores.

– Todos seus insumos têm que estar listados com sua medida correta; seja quilos, litros ou em gramas ou ml. A padronização de medidas é primordial para você não errar no cálculo final.

– As porções das receitas tem que estar listadas em medidas caseiras e nas medidas técnicas. 500 gramas de açúcar também terão que ser listadas como 3 xícaras de açúcar.

– É necessário saber o montante total da receita crua, e da receita cozida. Só assim será possível chegar ao valor de cocção da receita. Este índice é imprescindível no cálculo final.

– Calcular o fator de correção de cada ingrediente listado nas receitas. Vamos à um exemplo simples. Se você compra um quilo de cenoura no mercado, você não vai ter 1 quilo de cenoura para receita. O insumo tem folhas e cascas, que vão ser jogados fora. Mas vale lembrar, você não paga por apenas o que será usado. Essa diferença tem quer calculada meticulosamente, sempre considere na contabilidade o peso bruto.

– Sempre anexe uma foto a cada prato nas fichas de preparo. Esse modelo vai servir de padrão de qualidade para preparações futuras.

Gostaram das dicas? Quem quiser se aprofundar mais não perca nossos próximos cursos.